Há milhares de anos que as flores personificam beleza, prazer e perfeição da natureza. De acordo com os botânicos especializados, existem mais de 270 000 tipos de flores.
Estas flores serão dedicadas a todo o tipo de flores exóticas, com informações e fotografias sobre as mesmas, e principalmente, dedicado a todos os amantes destas dádivas da natureza!
Planta exótica é aquela dada como proveniente de fora da flora original local. Ou seja, uma planta exótica não é autóctone do ambiente nativo. Também diz-se que uma planta exótica é estrangeira, não é indígena
Em muitos lugares do mundo as plantas exóticas causam desequilíbrios no ecossistema local e são consideradas como espécies invasoras. Em casos extremos chegam a provocar a extinção de espécies animais e vegetais nativos da região aonde elas proliferam
Muitas plantas exóticas foram introduzidas em novos territórios. Inicialmente como plantas ornamentais, para controle de erosão, alimentação, ou exploração florestal. Se uma exótica se tornará uma espécie invasora é raramente entendido no começo. Assim diversas plantas exóticas são comercializadas durante anos até que repentinamente se naturalizam e tornam-se espécies invasoras
Espécies exóticas podem trazer uma forma de extinção de plantas nativas por hibridação e "introgressão", sejam estes processos ocorridos através da introdução intencional por seres humanos, ou por meio da modificação do hábitat quando as exóticas se colocam em contacto com as indígenas, principalmente se estas últimas estavam regionalmente isoladas.
Estes fenómenos (hibridação e introgressão) podem ser particularmente prejudiciais para a espécie rara que contacta exóticas possuindo maior número de indivíduos. Nestas condições se a espécie rara cruza com elas e tem todo o seu raro genoma geneticamente inundado na criação de híbridos, então toda a sua população de raça autóctone é assim conduzida à completa extinção.
Na realidade se por um lado algum grau de transmissão genética possa ser um natural processo evolutivo e construtivo, já a hibridação com ou sem introgressão pode contudo ameaçar a existência de espécies raras. Agravando esta condição está o fato de que a dimensão deste problema nem sempre é algo facilmente perceptível a partir de aspectos morfológicos (isto é, da condição física da planta)
Outro elemento de risco é a pura competição entre espécies. Existem muitos casos graves como por exemplo aquele da alga Caulerpa mencionado anteriormente. Ou ainda o caso de algumas espécies de trepadeiras exóticas que simplesmente proliferam em demasia e assim debilitam a flora nativa crescendo excessivamente, sombreando e/ou estrangulando seus hospedeiros até a morte..
Sem comentários:
Enviar um comentário